Em tempos de crise, Deus protege de forma sobrenatural aqueles com quem tem uma aliança. Foi o que o pastor Joel Engel ensinou nesta terça-feira (17) através da passagem de 2 Reis 4, na qual uma viúva encontra a provisão de Deus após buscar ajuda do profeta Eliseu.
“Ela ficou com uma grande dívida, e o credor veio para levar seus dois filhos como escravos. Mas ao buscar o profeta, ela encontrou a solução sobrenatural de Deus”, iniciou.
“Assim como a viúva abriu sua situação ao profeta, você também deve falar com Deus sobre suas dificuldades. Todos nós sabemos do cenário do nosso País, mas atente-se a algo importante: nós não vivemos do que o país está produzindo, mas sim do sobrenatural.”
A pregação também abordou aspectos proféticos relacionados ao futuro. Engel mencionou as dificuldades descritas em Apocalipse, onde apenas aqueles com a marca mencionada poderão comprar ou vender.
“A Bíblia nos avisa que há de vir sobre a terra algo muito pior do que já se imaginou. Um dia, as pessoas não poderão comprar ou vender como hoje, exceto aquelas que tiverem a marca mencionada em Apocalipse 13. Como você vai sobreviver nesses dias?”
“Seja qual for a situação, precisamos estar preparados, armados com a Palavra de Deus e confiando no Senhor. Em Apocalipse 6:6, lemos que o trigo será medido, indicando tempos de escassez, onde o dinheiro perderá valor”, alertou.
Aliança com Deus: a chave em tempos difíceis
Diante do cenário de crises mundiais, o pastor dá um conselho aos cristãos: sejam dizimistas fiéis.
“O credor, nessa história, pode ser visto como uma figura de um demônio que rouba e destrói. Mas o dízimo e a oferta são armas espirituais que ativam as promessas de Deus e trazem livramento”, afirmou.
Um dos pontos centrais foi o ensinamento de Eliseu à viúva, que inicialmente disse não ter nada em casa, exceto um pouco de azeite. “Muitas vezes, damos mais valor ao ‘nada’ do que à solução que está diante de nós”, explicou Engel.
Não retenha as primícias
O pastor também alertou sobre o perigo de reter o que é de Deus: “Um ponto importante que aprendemos na Palavra é o princípio das primícias. Quando Acã escondeu o que pertencia a Deus em sua casa (Josué 7), isso trouxe morte e destruição.“
O pastor também trouxe o conceito hebraico de Parnasá (פָּרָנָסָה), que significa uma provisão sobrenatural duradoura, como o que a viúva experimentou ao obedecer às instruções do profeta.
“A oferta é um ato de fé. Quando colocamos o pouco que temos diante do Senhor, Ele multiplica. Não é que Ele precise do nosso recurso, mas Ele usa nossa obediência para manifestar Sua glória”, destacou.
“Assim como aquele pouco azeite foi suficiente para mudar a história daquela viúva, o que você tem hoje pode ser a chave para o sobrenatural de Deus na sua vida”, concluiu.
Veja a pregação completa: